
A depressão é um transtorno de humor que drena a sua energia, esperança e ânimo, tornando-se difícil fazer o que você precisa para se sentir melhor. Ainda que ultrapassar a depressão não seja uma tarefa fácil e muito menos rápida, está longe de ser impossível. Ainda que a sua força de vontade jogue um papel fundamental para a sua melhoria, se a sua depressão for severa ou já durar à mais de dois meses, provavelmente necessita de uma abordagem estruturada e de alguma forma de ajuda. Tal como já referi no artigo: O que é a depressão: sintomas, causas e tratamento, você pode fazer uma enorme diferença na recuperação da sua depressão, com mudanças de estilo de vida simples: fazendo exercícios diariamente, evitando a necessidade de se isolar, desafiando as vozes negativas na sua cabeça, comer alimentos saudáveis, e encontrar tempo para descansar e relaxar. Sentir-se melhor leva tempo, mas você pode chegar lá se fizer escolhas positivas para si mesmo todos os dias e contar com o apoio dos outros. Na verdade, a depressão não é uma doença, como é por exemplo a diabetes, encare a sua depressão como um estado deprimido que pode ser alterado através de um conjunto de estratégias e ferramentas que deve aplicar no seu dia-a-dia.
O CAMINHO PARA A RECUPERAÇÃO DA DEPRESSÃO
Para recuperar da depressão aplicando as ferramentas que incluo nos programas de tratamento da depressão através da Terapia Cognitivo-comportamental com base na Mindfulness e Aceitação, você deve fazer uma Ativação Comportamental, que não é mais do que passar à acção. No entanto agir, voltar a fazer um conjunto de coisas que provavelmente deixou de fazer e que lhe parecem agora um tormento, é exigente. É exigente porque a pessoa no estado deprimido encontra-se com a vontade paralisada, iniciar uma acção mais parece um trabalho de hércules. Na verdade, só de pensar as coisas que você deve fazer para se sentir melhor, como ir fazer uma caminhada ou gastar tempo com os amigos, pode ser desgastante. É o paradoxo da recuperação da depressão. As coisas que mais ajudam, são as coisas que são mais difíceis de fazer. Mas há uma diferença entre difícil e impossível. Não perca a esperança, a recuperação é possível quando abordada com estratégia e conhecimento.
COMECE AOS POUCOS E MANTENHA-SE FOCADO NA ESTRATÉGIA
A chave para a recuperação da depressão é começar com algumas metas pequenas e lentamente construir o seu programa a partir daí. Comece com os recursos que tiver à sua disposição. Você pode não ter muita energia, mas provavelmente você tem o suficiente para fazer uma pequena caminhada à volta do seu prédio ou pegar o telefone para falar com um amigo. Escolha alguém de confiança que conviva diariamente consigo. Peca-lhe para o convidar a sair de vez em quando, peca-lhe que lhe pergunte se tem caminhado, se tem ido às compras, se tem lido o jornal. Essa pessoa pode funcionar para si como um “auxílio” de monitorização. No inicio não exija demasiado de si, possivelmente não fará tudo aquilo a que se propõe, não tem problema, mantenha-se firme, leve as coisas um dia de cada vez e recompense-se por cada realização bem sucedida. Os passos podem parecer pequenos, mas eles vão permitindo implementar alguma dinâmica. Aos poucos por cada acção concretizada e energia gasta (aquela que parece não ter) irá aumentar o seu ânimo, você pouco a pouco irá sentir os seus níveis de energia aumentarem.
Continue lendo a mensagem em: Escola Psicologia